.

.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Conheça as 10 Doenças de Pele mais Comuns

1- Acne
Os poros (pequenos orifícios na pele) se ligam às glândulas por um canal chamado folículo. Estas glândulas fabricam uma substância chamada sebo. Quando o folículo de uma glândula na pele entope, uma espinha cresce. Acne é uma da doenças de pele mais comuns; estima-se que 80 por cento de todas as pessoas tenha acne em algum momento da vida. O tratamento precoce é a melhor maneira de evitar cicatrizes.

2- Eczema

Também conhecida como Eczema Atópica ou , é uma das doenças de pele cujos sintomas mais comuns são pele seca e coceira, erupções cutâneas na face, no interior dos cotovelos, atrás dos joelhos e nas mãos e nos pés. Atualmente, não há nenhum teste para diagnosticar o eczema, por isso os médicos dependem de informações sobre você e sua família e não há cura. É mais comum em crianças e é hereditária.

3- Psoríase

Causa descamação e inchaço porque inflama a pele e é hereditária. A maioria psoríase provoca manchas, vermelhidão na pele com escamas prateadas. Essas manchas podem coçar ou sentir dor. Eles são encontrados frequentemente nos cotovelos, joelhos, unhas, couro cabeludo, costas, rosto, palmas das mãos e solas dos pés e não é contagiosa. A psoríase pode ser difícil de diagnosticar porque pode parecer com outras doenças de pele. O médico precisar olhar para uma pequena amostra de pele sob um microscópio. O tratamento depende da gravidade da doença, o tamanho das manchas de psoríase, o tipo de psoríase, e como o paciente reage a certos tratamentos. Tem como controlar mas não há cura para esta doença.
4- Câncer de pele
O de pele é o tipo mais comum de câncer. Existem três tipos principais de câncer de pele:
  • Carcinoma basocelular
  • Câncer de células escamosas
  • Melanoma
Essa doença de pele se desenvolve em áreas mais expostas à luz solar direta, incluindo:
  • Face
  • Pescoço
  • Peito
  • Braços
  • Mãos
O câncer de pele pode ser difícil de detectar e diagnosticar. Isso é porque muitas vezes se desenvolve como apenas uma simples mudança na sua pele. Você pode notar uma ferida que não cicatriza. Você também pode notar manchas ou inchaços anormais, que podem aparecer levantadas, brilhantes, firmes e estranhamente coloridas, tais como violeta, amarelo ou azul.
Tratamentos para câncer de pele são mais bem sucedidos quando o câncer é detectado precocemente, especialmente antes que se espalhe para outros órgãos, em um processo conhecido como “Metástase.” É mais provável que cresça e se espalhe para os tecidos e órgãos próximos, se não for detectado e tratado precocemente.
5- Rosácea

Provoca vermelhidão na face, pequenas linhas vermelhas sob a pele, olhos inflamados, pálpebras, nariz inchado e uma pele mais grossa. Muitas coisas parecem piorar a rosácea, como o álcool, muito exercício, temperaturas altas e baixas, alimentos picantes, stress, e luz solar. Não existe cura para a rosácea, mas pode ser tratada e controlada.

6- Melanoma



Não é contagioso, dá á pele um pigmento mais escuro e as células desse pigmento crescem de forma descontrolada, se tornando cancerosas. A causa evitável mais importante é a longa exposição à luz solar, especialmente durante os primeiros 20 anos de vida. E é especialmente comum em pessoas de pele branca que vivem em países ensolarados. Existe o “ABCD” do que prestar atenção em sua pele:
  • Assimetria: a forma de uma não coincide com a outra
  • Bordas: as bordas estão irregulares e borradas
  • Cor: a cor é desigual e pode incluir tons de preto, rosa e marrom
  • Diâmetro: existe uma mudança no tamanho
O melanoma tem cura desde que tratado desde bem cedo.

7- Impetigo

Impetigo é geralmente devido a um germe conhecido como Staphylococcus aureus; em climas quentes, pode ser devido a Streptococcus pyogenes, ou a uma mistura dos dois. É mais comum em crianças entre as idades de 2 e 6 e é contagioso. E geralmente começa quando a bactéria entra em uma ruptura na pele, como um corte, arranhão ou picada de inseto. Os sintomas começam com feridas vermelhas ou espinha. Estas feridas geralmente ocorrem no rosto, braços e pernas. As feridas se enchem de pus e após alguns dias forma uma crosta grossa. Essa doença de pele tem cura.

8- Vitiligo



Vitiligo é uma condição em que áreas da pele perdem a pigmentação normal e tornam-se brancas. O pigmento que dá a sua pele a cor normal é a melanina, que é produzida por células conhecidas como melanócitos. A causa do ainda não é totalmente conhecida, mas muitos pensam que é uma doença em que o organismo produz anticorpos contra seus próprios melanócitos e ao fazer isso os destrói. Depois disso, a pele não pode fabricar adequadamente melanina e vitiligo é o resultado. Os locais mais comuns para vitiligo são as mãos, rosto, os olhos, narinas, axilas, boca, umbigo e genitais. Vitiligo ocasionalmente desaparece por si só e alguns tratamentos podem retardar o seu progresso, mas a cura não pode ser garantida.

9- Varicela


Transmite a , que é contagiosa e transmitida através do ar ao , tossir ou falar. Ocorre mais em crianças, causando erupções cutâneas que coçam e se transformam em crostas e às vezes, febre e mal-estar. Como prevenção existe a vacina e a pessoa se recupera dessa doença de pele dentro de uma ou semanas.

10- Herpes Zoster

Conhecida como telha, é uma erupção vesicular dolorosa causada pelo mesmo vírus que causa a varicela (o vírus da catapora). Se você já teve varicela, o vírus que causou isso pode viver depois em um estado dormente nos nervos ligados à sua medula espinhal. Se o vírus se torna ativo novamente, ele vai multiplicar e se mover ao longo das nervosas para a área da pele fornecida por esses nervos.
A dor é o primeiro e mais predominante dos sintomas e, por vezes, há também uma sensação de formigamento. A erupção geralmente aparece um ou dois dias após estes sintomas. Você também pode sentir febre e dor de cabeça.
O primeiro sinal é o aparecimento de manchas vermelhas sobre um fundo rosa ou vermelho, que rapidamente se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido. Algumas das bolhas estouram, outras se enchem de sangue ou pus. A área, em seguida, seca lentamente e crostas se formam. As crostas vão cair ao longo das próximas 2-3 semanas. A erupção geralmente cobre uma área bem definida da pele de um lado somente do corpo e a sua forma e posição dependerá de quais nervos estão envolvidos. Essas doenças de pele se curam sozinha, porém, os remédios podem ajudar na cura.

Fontes:
http://www.britishskinfoundation.org.uk/SkinInformation/AtoZofSkinDisease.aspx


Um comentário:

  1. Prezada Tamara,

    Voce saberia me informar se o uso de cremes tópicos como tacrolimus além de influenciar na repigmentação da pele, tem algum efeito na repigmentação dos foliculos de cabelo? Ou uma vez que os foliculos tenham tornado-se branco, a repigmentação destes não é atingida por meios convencionais (cremes com esteroides, tacrolimus e narrow band UVB)?

    Tenho vitiligo em parte do rosto, e minha terapia é baseada no uso de tacrolimus. Apesar de ter notado sinais de repigmentação em regiões cobertas pelo vitiligo, não tenho evidencia da repigmentação folicular. Sei que existem procedimentos para implantação/substitutição de foliculos, mas não sei se este tipo de intervenção é compativel com regiões cobertas pelo vitiligo.

    Abraço,
    Diego Dias

    ResponderExcluir